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Organização Curricular

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e Formação docente

  • Ementa: Estudos e análise das transformações sociais e das formas de organização da educação em diferentes períodos e suas implicações com a formação de professores.

Trabalho e educação no Brasil e suas relações com o processo ensino-aprendizagem

  • Ementa: Estudos sobre as mudanças no mundo do trabalho e as suas relações com a formação docente e com as práticas educacionais atuais.

A disciplina de Ciências e os conhecimentos básicos comuns para o ensino/aprendizagem

  • Ementa: A epistemologia da Ciências e a constituição do conhecimento científico, as diferentes teorias da aprendizagem em articulação com o ensino de ciências, pesquisa no processo de ensinoaprendizagem de ciências, metodologias, interdisciplinaridade, avaliação, limites e possibilidades intrínsecos a melhoria do ensino de ciências.
 

Seminário de Pesquisa

  •  Ementa: Epistemologia da pesquisa científica, método, metodologia, bases conceituais, aspectos técnicos, instrumentos de coleta e análise de dados na pesquisa no âmbito do Ensino. Adequação e alinhamento do projeto de dissertação.
 

Estágio Interdisciplinar em Docência

  •  Ementa: Estudo de metodologias de ensino para o trabalho interdisciplinar, realização de planejamentos e elaboração de atividades didático-pedagógicas ou formativas, com conteúdos em laboratórios e salas de aula.
DISCIPLINAS ELETIVAS

Estado, Políticas Educacionais e formação docente

  • Ementa: Análise do papel do Estado nas Políticas Educacionais e suas implicações na formação docente.

Meio Ambiente e as questões históricas

  • Ementa: Entender as transformações na natureza a partir das relações do homem com a produção e com a forma de organização da vida em sociedade.

História e diversidade socioculturais no ensino aprendizagem

  • Ementa: A escolarização faz parte do processo de modernização da sociedade. Entretecida ao processo sóciohistórico amplo, apresenta especificidades delineadas por aspectos políticos, histórico-culturais, sociais, econômicos, entre outros, em âmbito macro e micro.

O ensino de Física e Química na Educação Básica Brasileira

  • Ementa: A epistemologia das Ciências no contexto das metodologias didático pedagógicas do professor. Alfabetização e Letramento Científico. Conceitos de Ciências e tecnologias. Fake News. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e Unidade de Ensino Potencialmente Significativa.

Leitura e escrita na educação básica na perspectiva histórico-crítica

  • Ementa: O professor da educação básica e seu papel no processo de apropriação da leitura e da escrita pelo educando na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.