Você está aqui: Página Inicial > O PROGRAMA > Dissertações > Dissertações Defendidas 2023

Dissertações 2023

Agnaldo Sexto Junior
Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges
Alexandre Maquera
Profa. Dra. Shalimar Zanatta
Uma proposta UEPS para o ensino da física moderna: cálculo da constante de Planck utilizando LEDs
Ana Cristina F. Pereira
Profa. Dra. Neide Favaro
André Luiz Vieira
Profa. Dra. Fátima Francioli
Beatriz F. Almeida da Silva
Profa. Dra. Márcia M. Stenzler
 A criação da Fafi e a formação de professores em Paranavaí, região noroeste do Paraná (1965-1972)
Crislene Costa S. Razente
Profa. Dra. Conceição S. B. Perin
O Ensino de Leonor de Aquitânia (1124-1204) relacionado com os poderes Políticos, Religiosos e Culturais no Final do Século XII
Débora F. Módenes
Profa. Dra. Maria S. J. Novak
Eliane Giselle Silva
Profa. Dra. Shalimar Zanatta

Flávia Tatiane R. Braga
Prof. Dr. Paulo César Gomes
 Análise de representações humanas em uma coleção de livros da área de ciências da natureza e suas tecnologias 
Gabriel Ribeiro Caldas
Prof. Dr. Renan B. de Araújo
 A BNCC do ensino médio e o ensino de química no Paraná
Gleicieli T. L  dos S. de Castilhos
Profa. Dra. Fátima  Francioli 
Contribuições da aprendizagem desenvolvimental para a organização da acentuação gráfica nos anos iniciais do ensino fundamental
Juceli Stela Volpato
Profa. Dra. Shalimar Zanatta
Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo do solo no ensino fundamental ll
Lilian Maia B. Testa
Profa. Dra. Márcia M. Stenzler
O uso de TDIC nos cursos de letras da Unespar no período da pandemia de covid-19
Lívia Mariusso Vituri
Prof. Dra. Marcia Regina Royer
Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os gestores e professores 
Maria Luiza Munhoz
Profa. Dra. Conceição S. B. Perin
Contribuições de Ramon Llull (1232-1316) para a formação humana: uma análise da obra Doctrina Pueril
Mariana Kosiba Furtado
Profa. Dra. Shalimar Zanatta
Paulo Jorge Medeiros
Prof. Dr. Adão Aparecido Molina
Silvia Ferro
Profa. Dra. Nájela Tavares Ujiie
Ensino remoto na educação básica: concepções de alunos e professores de matemática do ensino médio em Paranavaí - PR 
Tamiris Molin
Prof. Dr. Adão Molina
O lúdico na BNCC para a educação infantil: um estudo à luz da Teoria Histórico- cultural 
Viviane F. Mendonça
Prof. Dra. Marcia Regina Royer

Contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa do dogma central da biologia molecula