Você está aqui: Página Inicial > O PROGRAMA > Disciplinas

Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e Formação docente (60 horas)

  • Ementa: Estudos e análise das transformações sociais e das formas de organização da educação em diferentes períodos e suas implicações com a formação de professores.

Trabalho e educação no Brasil e suas relações com o processo ensino-aprendizagem (60 horas)

  • Ementa: Estudos sobre as mudanças no mundo do trabalho e as suas relações com a formação docente e com as práticas educacionais atuais.

A disciplina de Ciências e os conhecimentos básicos comuns para o ensino/aprendizagem (60 horas)

  • Ementa: A epistemologia da Ciências e a constituição do conhecimento científico, as diferentes teorias da aprendizagem em articulação com o ensino de ciências, pesquisa no processo de ensinoaprendizagem de ciências, metodologias, interdisciplinaridade, avaliação, limites e possibilidades intrínsecos a melhoria do ensino de ciências.
 

Seminário de Pesquisa (60 horas)

  •  Ementa: Epistemologia da pesquisa científica, método, metodologia, bases conceituais, aspectos técnicos, instrumentos de coleta e análise de dados na pesquisa no âmbito do Ensino. Adequação e alinhamento do projeto de dissertação.
 

Estágio Interdisciplinar em Docência (30 horas)

  •  Ementa: Estudo de metodologias de ensino para o trabalho interdisciplinar, realização de planejamentos e elaboração de atividades didático-pedagógicas ou formativas, com conteúdos em laboratórios e salas de aula.
DISCIPLINAS ELETIVAS

Meio Ambiente e as questões históricas (60 horas)

  • Ementa: Entender as transformações na natureza a partir das relações do homem com a produção e com a forma de organização da vida em sociedade.

História e diversidade socioculturais no ensino aprendizagem (60 horas)

  • Ementa: A escolarização faz parte do processo de modernização da sociedade. Entretecida ao processo sóciohistórico amplo, apresenta especificidades delineadas por aspectos políticos, histórico-culturais, sociais, econômicos, entre outros, em âmbito macro e micro.

Leitura e escrita na educação básica na perspectiva histórico-crítica (60 horas)

  • Ementa: O professor da educação básica e seu papel no processo de apropriação da leitura e da escrita pelo educando na perspectiva pedagogia histórico-crítica.

Tecnologias digitais da informação e da comunicação e a educação inclusiva (60 horas)

  • Ementa: Estudo da Tecnologia Digital da Informação e da Comunicação no contexto Educativo e Inclusivo.

Ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano: interfaces com a educação escolar (60 horas)

  • Ementa: A organização do ensino na educação básica, a partir de perspectivas críticas da didática

    e a interdependência entre aprendizagem e desenvolvimento humano.

Fotografia Aplicada ao Ensino (60 horas)

  • Ementa: Fundamentos da fotografia. Técnicas para o registro fotográfico científico e histórico. Elementos

    da linguagem fotográfica e de filmagem e sua aplicação no ensino. O uso da fotografia como instrumento didático.


DISCIPLINAS OPTATIVAS

Tópicos I - Processos educativos em perspectiva transnacional (15 horas)

  • Ementa: Processos educativos em diferentes países com foco para experiências e projetos de

    docentes de instituições internacionais.

Tópicos II - A pesquisa e a Pós-graduação (15 horas)

  • Ementa: O processo de escrita acadêmica e a ética em pesquisa com seres humanos, o registro das

    produções acadêmicas no lattes, submissão em plataformas e apresentação de trabalhos em eventos.