Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Linhas de Pesquisa
conteúdo

Linhas de Pesquisa


LINHAS DE PESQUISA DOS PROFESSORES DO PPIFOR

LINHA DE PESQUISA 1 – EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A linha de pesquisa abrange a formação de professores no processo interdisciplinar, visando ao âmbito escolar e a forma de produção do conhecimento no que tange a interação das áreas que implicam em trocas teóricas metodológicas.

PROFESSORES E ÁREA DE PESQUISA:

Fátima Aparecida de Souza Francioli:

  • Ensino e aprendizagem nas perspectiva da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural.

Márcia Marlene Stentzler

  • História da educação, escolarização primária e docência, compreendida como processo sócio-histórico e cultural, com práticas educativas historicamente situadas, período republicano.

Conceição Solange Bution Perin

  • História da Educação, Educação e Ensino.

Renan Bandeirante Araujo

  • Formação de professores, trabalho docente, ensino e sociedade.

Adão Aparecido Molina

  •  Estado, Politicas Educacionais e Formação de professores;
  •  Estado, Organismos Internacionais e Educação Básica;
  •  História da Infância e Educação Infantil no Brasil 4 5;

Maria Simone Jacomini Novak

  • Políticas para a formação de professores;
  • Educação Superior Indígena;
  • Ensino e Aprendizagem na Escola Indígena;
Neide de Almeida Lança Galvão Favaro

  • Trabalho, educação e formação de professores: determinantes econômicos e aspectos sócio-políticos e ideológicos na sociedade capitalista;
  • História e Filosofia da Educação: teorias educacionais e os processos de ensino em suas relações com a sociedade.

LINHA DE PESQUISA 2 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS RECURSOS TEÓRICO-DIDÁTICOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS
A linha de pesquisa compreende as investigações sobre as teorias e as metodologias da área de Ciências visando às questões que sustentam os conteúdos básicos no ensino/aprendizagem.
PROFESSORES E ÁREA DE PESQUISA
Marcia Regina Royer

  • Recursos Didáticos Tecnológicos no processo ensino-aprendizagem;
  • A formação de professores em Educação Ambiental.

Shalimar Calegari Zanatta

  • Teorias de aprendizagem em Ciências.
Fábio Alexandre Borges

  • Práticas docentes para o ensino de matemática na contemporaneidade;
  • Conceitos e práticas pedagógicas para a Educação Inclusiva.

Paulo César Gomes

  • Formação de professores e Metodologia do Ensino de Ciências

Najela Tavares Ujiie

  • Formação Permanente de Professores da Educação Infantil;
  • Ensino de Ciências na Educação Básica.