LINHAS DE PESQUISA DOS PROFESSORES DO PPIFOR |
LINHA DE PESQUISA 1 – EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES A linha de pesquisa abrange a formação de professores no processo interdisciplinar, visando ao âmbito escolar e a forma de produção do conhecimento no que tange a interação das áreas que implicam em trocas teóricas metodológicas. |
PROFESSORES E ÁREA DE PESQUISA: |
Fátima Aparecida de Souza Francioli: - Ensino e aprendizagem nas perspectiva da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural.
|
Márcia Marlene Stentzler - História da educação, escolarização primária e docência, compreendida como processo sócio-histórico e cultural, com práticas educativas historicamente situadas, período republicano.
|
Conceição Solange Bution Perin - História da Educação, Educação e Ensino.
|
Renan Bandeirante Araujo - Formação de professores, trabalho docente, ensino e sociedade.
|
Adão Aparecido Molina - Estado, Politicas Educacionais e Formação de professores;
- Estado, Organismos Internacionais e Educação Básica;
- História da Infância e Educação Infantil no Brasil 4 5;
|
Maria Simone Jacomini Novak - Políticas para a formação de professores;
- Educação Superior Indígena;
- Ensino e Aprendizagem na Escola Indígena;
|
Neide de Almeida Lança Galvão Favaro
- Trabalho, educação e formação de professores: determinantes econômicos e aspectos sócio-políticos e ideológicos na sociedade capitalista;
- História e Filosofia da Educação: teorias educacionais e os processos de ensino em suas relações com a sociedade.
|
|
LINHA DE PESQUISA 2 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS RECURSOS TEÓRICO-DIDÁTICOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS A linha de pesquisa compreende as investigações sobre as teorias e as metodologias da área de Ciências visando às questões que sustentam os conteúdos básicos no ensino/aprendizagem. |
PROFESSORES E ÁREA DE PESQUISA |
Marcia Regina Royer
- Recursos Didáticos Tecnológicos no processo ensino-aprendizagem;
- A formação de professores em Educação Ambiental.
|
Shalimar Calegari Zanatta - Teorias de aprendizagem em Ciências.
|
Fábio Alexandre Borges
- Práticas docentes para o ensino de matemática na contemporaneidade;
- Conceitos e práticas pedagógicas para a Educação Inclusiva.
|
Paulo César Gomes - Formação de professores e Metodologia do Ensino de Ciências
|
Najela Tavares Ujiie - Formação Permanente de Professores da Educação Infantil;
- Ensino de Ciências na Educação Básica.
|
|