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por ppifor.ensino publicado 28/05/2024 09h27, última modificação 23/10/2024 09h32

Notícias 2024

A Unespar, Campus Paranavaí, e o PPIFOR tiveram a honra de receber a visita da Professora Dra. Juliana Zapata Galvis, da Universidade Pontifícia Bolivariana, Colômbia, entre os dias 7 e 9 de outubro de 2024. Durante sua estadia, a professora ministrou uma palestra e relatou suas experiências no ensino na Colômbia no III Seminário de Internacionalização da Unespar. A atividade contou com a participação de mestrandos, graduandos e docentes, promovendo o intercâmbio de conhecimento e fortalecendo as parcerias internacionais da instituição. A contribuição da professora foi essencial para enriquecer as investigações sobre internacionalização no contexto acadêmico, em especial, a pós-graduação.

III Seminário de Internacionalização da Unespar

A Unespar, Campus Paranavaí, e o PPIFOR tiveram a honra de receber a visita da Professora Dra. Juliana Zapata Galvis, da Universidade Pontifícia Bolivariana, Colômbia, entre os dias 7 e 9 de outubro de 2024. Durante sua estadia, a professora ministrou uma palestra e relatou suas experiências no ensino na Colômbia no III Seminário de Internacionalização da Unespar. A atividade contou com a participação de mestrandos, graduandos e docentes, promovendo o intercâmbio de conhecimento e fortalecendo as parcerias internacionais da instituição. A contribuição da professora foi essencial para enriquecer as investigações sobre internacionalização no contexto acadêmico, em especial, a pós-graduação.

O processo de autoavaliação e planejamento estratégico foi tema de discussão entre a coordenação do PPIFOR e estudantes permanentes do Programa. A temática, que abre possibilidades de ação mais efetiva do programa junto aos estudantes e a comunidade da area de abrangência do PPIFOR, foi debatida a partir dos resultados da autoavaliação realizada no ano 2023 e com a finalidade de prospectar ações para ao futuro do programa. Os participantes discutiram sobre a importância do processo de autoavaliação e seus desdobramentos para efetivamente vincular Curso - Instituição - Comunidade.

SEMINÁRIO: AUTO AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O processo de autoavaliação e planejamento estratégico foi tema de discussão entre a coordenação do PPIFOR e estudantes permanentes do Programa. A temática, que abre possibilidades de ação mais efetiva do programa junto aos estudantes e a comunidade da area de abrangência do PPIFOR, foi debatida a partir dos resultados da autoavaliação realizada no ano 2023 e com a finalidade de prospectar ações para ao futuro do programa. Os participantes discutiram sobre a importância do processo de autoavaliação e seus desdobramentos para efetivamente vincular Curso - Instituição - Comunidade.

Nos dias 11 e 12 de outubro foi realizada uma viagem em parceria com o curso de graduação de História, orientada pelas Professoras Doutoras Márcia Marlene Stentzler e Nájela Tavares Ujiie, para as cidades de Lapa e Curitiba. 
Durante o passeio os alunos puderam visitar o Palácio do Iguaçu, sede do Governo do Paraná, localizado no centro de Curitiba, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história do Paraná através das inúmeras obras de artes que compunham as paredes do local.
Ainda em Curitiba, puderam conhecer a Assembleia Legislativa, o Museu Oscar Niemeyer, o Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná e por fim uma exposição intitulada “TUTANKAMON” no shopping Estação.
Na cidade histórica de Lapa, foram recepcionados pelo Prof. Dr. Ederson Prestes Santos Lima, que os apresentou o Centro de Memória da Lapa. 
Além disso conheceram o centro histórico de Lapa, o Museu Histórico General Carneiro, os casarões, o teatro municipal, a cultura, a história, prestigiaram a culinária e os principais pontos turísticos. 
Tudo isso vai de encontro ao que é debatido e estudado na disciplina História e Diversidade, enriquecendo assim a experiência da sala de aula.

VISITA TÉCNICA E HISTÓRICA NAS CIDADES DE CURITIBA E LAPA

Nos dias 11 e 12 de outubro foi realizada uma viagem em parceria com o curso de graduação de História, orientada pelas Professoras Doutoras Márcia Marlene Stentzler e Nájela Tavares Ujiie, para as cidades de Lapa e Curitiba. Durante o passeio os alunos puderam visitar o Palácio do Iguaçu, sede do Governo do Paraná, localizado no centro de Curitiba, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história do Paraná através das inúmeras obras de artes que compunham as paredes do local. Ainda em Curitiba, puderam conhecer a Assembleia Legislativa, o Museu Oscar Niemeyer, o Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná e por fim uma exposição intitulada “TUTANKAMON” no shopping Estação. Na cidade histórica de Lapa, foram recepcionados pelo Prof. Dr. Ederson Prestes Santos Lima, que os apresentou o Centro de Memória da Lapa. Além disso conheceram o centro histórico de Lapa, o Museu Histórico General Carneiro, os casarões, o teatro municipal, a cultura, a história, prestigiaram a culinária e os principais pontos turísticos. Tudo isso vai de encontro ao que é debatido e estudado na disciplina História e Diversidade, enriquecendo assim a experiência da sala de aula.

II CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DO PPIFOR

Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2024 o Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) realizou o II CEPPIFOR – Práticas Inclusivas, com discussões associadas ao ensino, ao desenvolvimento global, à diversidade, a inclusão em suas múltiplas faces e as tecnologias aplicadas à prática educativa. 
Nesta edição o evento foi realizado de forma híbrida palestra de abertura, apresentações culturais, mesas-redondas e oficinas presenciais, e, encontros dos grupos de pesquisa e comunicações orais remotas. A Conferência de Abertura teve verticalidade na temática Práticas Inclusivas e Ensino foi proferida pela Profa. Dra. Sandra Salete Camargo Silva (UNESPAR/UV). A mesa coordenada da segunda noite Inclusão Socioeducativa de Escolares com Necessidades Específicas contou com a presença da Profa. Dra. Merling Murguia Moré (UCLV-Cuba), Profa. Dra. Jáima Pinheiro de Oliveira (UFMG/OIEEI) e Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges (UEM/PPGEM). A mesa de encerramento reuniu pesquisadores que debateram A inclusão da mulher na educação, composta pela Profa. Dra. Dulceli de Lourdes Estacheski (UFMS/Naviraí), Profa. Dra. Isabela Candeloro Campoi (UNESPAR/CEDH) e o Prof. Me. Junior Neto Santana (Egresso do PPIFOR). As atividades realizadas podem ser acessadas pelo canal do PPIFOR no Youtube - https://www.youtube.com/@PPIFOREnsino
O evento recebeu 213 inscrições, 71 submissões de trabalhos e 64 trabalhos aprovados para comunicação, 9 seções de comunicações orais distribuídas em 6 eixos (1) Ensino de Ciências e Matemática, 2) Políticas Educacionais e História da Educação, 3) Educação Infantil, 4) Perspectiva educativa inclusiva, 5) Tecnologia e Educação e 6) Ensino-Aprendizagem na Educação Básica). Do universo de trabalhos aprovados 61 nacionais e 3 trabalhos internacionais, sendo um do Instituto Politécnico de Malanje/Angola e dois da Universidade Marta Abreu/Cuba.  Se fizeram presente seis Universidades paranaenses, sendo elas UNESPAR, UEPG, UEM, UNIOESTE, UFPR (públicas) e Unifatecie (privada). Duas Universidades paulistas UNESP e PUC-SP. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Cinco instituições federais UFPA, UFMS, UFMG, UFPel  e IFPR. 
A edição obteve engajamento significativo, o que retroalimenta o ânimo para próxima edição em 2025, considerando a avaliação realizada pelos participantes via Google Forms. O PPIFOR registra agradecimentos a todos os envolvidos!

Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2024 o Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) realizou o II CEPPIFOR – Práticas Inclusivas, com discussões associadas ao ensino, ao desenvolvimento global, à diversidade, a inclusão em suas múltiplas faces e as tecnologias aplicadas à prática educativa. Nesta edição o evento foi realizado de forma híbrida palestra de abertura, apresentações culturais, mesas-redondas e oficinas presenciais, e, encontros dos grupos de pesquisa e comunicações orais remotas. A Conferência de Abertura teve verticalidade na temática Práticas Inclusivas e Ensino foi proferida pela Profa. Dra. Sandra Salete Camargo Silva (UNESPAR/UV). A mesa coordenada da segunda noite Inclusão Socioeducativa de Escolares com Necessidades Específicas contou com a presença da Profa. Dra. Merling Murguia Moré (UCLV-Cuba), Profa. Dra. Jáima Pinheiro de Oliveira (UFMG/OIEEI) e Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges (UEM/PPGEM). A mesa de encerramento reuniu pesquisadores que debateram A inclusão da mulher na educação, composta pela Profa. Dra. Dulceli de Lourdes Estacheski (UFMS/Naviraí), Profa. Dra. Isabela Candeloro Campoi (UNESPAR/CEDH) e o Prof. Me. Junior Neto Santana (Egresso do PPIFOR). As atividades realizadas podem ser acessadas pelo canal do PPIFOR no Youtube - https://www.youtube.com/@PPIFOREnsino O evento recebeu 213 inscrições, 71 submissões de trabalhos e 64 trabalhos aprovados para comunicação, 9 seções de comunicações orais distribuídas em 6 eixos (1) Ensino de Ciências e Matemática, 2) Políticas Educacionais e História da Educação, 3) Educação Infantil, 4) Perspectiva educativa inclusiva, 5) Tecnologia e Educação e 6) Ensino-Aprendizagem na Educação Básica). Do universo de trabalhos aprovados 61 nacionais e 3 trabalhos internacionais, sendo um do Instituto Politécnico de Malanje/Angola e dois da Universidade Marta Abreu/Cuba. Se fizeram presente seis Universidades paranaenses, sendo elas UNESPAR, UEPG, UEM, UNIOESTE, UFPR (públicas) e Unifatecie (privada). Duas Universidades paulistas UNESP e PUC-SP. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Cinco instituições federais UFPA, UFMS, UFMG, UFPel e IFPR. A edição obteve engajamento significativo, o que retroalimenta o ânimo para próxima edição em 2025, considerando a avaliação realizada pelos participantes via Google Forms. O PPIFOR registra agradecimentos a todos os envolvidos!

DRA. MERLING MURGUIA MORÉ PARTICIPA DO II CEPPIFOR

A Profa. Dra. Merling Murguia Moré – Universidade Central Marta Abreu de Las Villas (CUBA), convidada do PPIFOR para o II Congresso Nacional de Ensino do PPIFOR. Durante a sua estadia no campus da Unespar, Paranavaí, ela participou da banca de defesa da mestranda Edna Mara Rosa dos Santos Cruz Pessoa, intitulada “Ensino e Formação Técnica Profissional no Colégio Estadual de Paranavaí EFMNP (1950-1980)”. Proferiu palestra intitulada “O ensino superior cubano ao acesso de todos” aos alunos do PPIFOR. Participou da mesa coordenada “Inclusão socioeducativa de escolares com necessidades educativas específicas”, entre várias outras atividades. Para a Professora Merling, “A ciência não tem barreiras quando as pessoas se unem e colaboram. Sinto-me privilegiada por fazer parte do II Congresso Nacional de Ensino do PPIFOR “Práticas Inclusivas”, #UNESPAR, Brasil. Dias de debate, trocas e crescimento científico foram vividos. Agradeço à Profa. Márcia Marlene Stentzler, aos colegas do projeto de pesquisa, aos pesquisadores do grupo #Nucathe, aos professores e alunos da #UNESPAR e de outras universidades brasileiras, e à minha #UCLVnuestra. Continuo convencida de que os professores de hoje são agentes de mudança para a INCLUSÃO.”

A Profa. Dra. Merling Murguia Moré – Universidade Central Marta Abreu de Las Villas (CUBA), convidada do PPIFOR para o II Congresso Nacional de Ensino do PPIFOR. Durante a sua estadia no campus da Unespar, Paranavaí, ela participou da banca de defesa da mestranda Edna Mara Rosa dos Santos Cruz Pessoa, intitulada “Ensino e Formação Técnica Profissional no Colégio Estadual de Paranavaí EFMNP (1950-1980)”. Proferiu palestra intitulada “O ensino superior cubano ao acesso de todos” aos alunos do PPIFOR. Participou da mesa coordenada “Inclusão socioeducativa de escolares com necessidades educativas específicas”, entre várias outras atividades. Para a Professora Merling, “A ciência não tem barreiras quando as pessoas se unem e colaboram. Sinto-me privilegiada por fazer parte do II Congresso Nacional de Ensino do PPIFOR “Práticas Inclusivas”, #UNESPAR, Brasil. Dias de debate, trocas e crescimento científico foram vividos. Agradeço à Profa. Márcia Marlene Stentzler, aos colegas do projeto de pesquisa, aos pesquisadores do grupo #Nucathe, aos professores e alunos da #UNESPAR e de outras universidades brasileiras, e à minha #UCLVnuestra. Continuo convencida de que os professores de hoje são agentes de mudança para a INCLUSÃO.”

DR LUCIANO GONÇALVES PROFERE PALESTRA SOBRE PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)

O Prof. Dr. Luciano, secretário municipal de educação de Paranavaí, discorreu sobre o SIMEC - Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação e PAR - Plano de Ações Articuladas, criado em 2007 e que são instrumentos e ferramentas de planejamento e avaliação da política pública educacional. Os dados que alimentam o sistema são fornecidos pelas Secretarias de Educação, possibilitam liberação de recurso e investimentos na dinâmica educacional. O PAR está no seu quarto ciclo, possui três etapas: etapa preparatória de análise técnica, alimentação do sistema gerador do diagnóstico da Educação e articulação de metas estratégicas na fase de elaboração de planejamento educacional da rede, com liberação de recursos. Sendo, que a fase de articulação de metas estratégicas abrange, quatro dimensões: Gestão Educacional, Formação de professores e profissionais do apoio escolar, Práticas pedagógicas e Avalição e Infraestrutura física e recursos pedagógicos. Deste modo, o PAR corrobora para o aprimoramento das redes públicas de educação e seu gerenciamento em Paranavaí influiu para o resultado do IDEB, 2021 média 7,3 e 2024 média 8,1,  sendo três escolas situadas no município integrante entre as cinco melhores, em relação ao IDEB no Estado do Paraná.

O Prof. Dr. Luciano, secretário municipal de educação de Paranavaí, discorreu sobre o SIMEC - Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação e PAR - Plano de Ações Articuladas, criado em 2007 e que são instrumentos e ferramentas de planejamento e avaliação da política pública educacional. Os dados que alimentam o sistema são fornecidos pelas Secretarias de Educação, possibilitam liberação de recurso e investimentos na dinâmica educacional. O PAR está no seu quarto ciclo, possui três etapas: etapa preparatória de análise técnica, alimentação do sistema gerador do diagnóstico da Educação e articulação de metas estratégicas na fase de elaboração de planejamento educacional da rede, com liberação de recursos. Sendo, que a fase de articulação de metas estratégicas abrange, quatro dimensões: Gestão Educacional, Formação de professores e profissionais do apoio escolar, Práticas pedagógicas e Avalição e Infraestrutura física e recursos pedagógicos. Deste modo, o PAR corrobora para o aprimoramento das redes públicas de educação e seu gerenciamento em Paranavaí influiu para o resultado do IDEB, 2021 média 7,3 e 2024 média 8,1, sendo três escolas situadas no município integrante entre as cinco melhores, em relação ao IDEB no Estado do Paraná.

CLAUDIA SENA, EGRESSA DO PPIFOR, TRANSFORMA SUA DISSERTAÇÃO EM LIVRO

O lançamento do livro Educação, cultura e representações sociais nos setenta e um anos do Centro Municipal de Educação Infantil Tio Patinhas foi realizado na noite de ontem 18/10/2024, na Câmara de Vereadores de Mandaguari. O evento foi prestigiado por um grande número de pessoas da comunidade, familiares, autoridades locais e por integrantes do Lions Club, o qual financiou a publicação, por se tratar de pesquisa relevante sobre a história da Educação Infantil neste município que foi marco no desenvolvimento da região noroeste do Estado do Paraná. 
O PPIFOR foi representado no ato pela coordenadora do Programa e orientadora da pesquisa, Prof. Dra. Márcia Marlene Stentzler.

O lançamento do livro Educação, cultura e representações sociais nos setenta e um anos do Centro Municipal de Educação Infantil Tio Patinhas foi realizado na noite de ontem 18/10/2024, na Câmara de Vereadores de Mandaguari. O evento foi prestigiado por um grande número de pessoas da comunidade, familiares, autoridades locais e por integrantes do Lions Club, o qual financiou a publicação, por se tratar de pesquisa relevante sobre a história da Educação Infantil neste município que foi marco no desenvolvimento da região noroeste do Estado do Paraná. O PPIFOR foi representado no ato pela coordenadora do Programa e orientadora da pesquisa, Prof. Dra. Márcia Marlene Stentzler.

DR. JORGE KULEMEYER PROFERE PALESTRA PARA ALUNO E PROFESSORES DO PPIFOR

Em 13 de agosto de 2024 tivemos a palestra Identidade, Memória e Patrimônio, proferida pelo Prof. Dr. Jorge Kulemeyer, da Universidade Nacional de La Patagônia Austral, Argentina. Contou com a participação dos alunos e professores do mestrado, dinamizando assim as atividades de internacionalização do PPIFOR. O pesquisador, que fez sua palestra em espanhol, apresentou resultados de uma rica pesquisa, discutindo o surgimento de alguns conceitos como o de gênero, bem como mudanças no contexto histórico. A temática identidade também foi por ele discutida como uma construção permanente, realçando a cultura que constitui os povos americanos, em particular dos povos autóctones.

Em 13 de agosto de 2024 tivemos a palestra Identidade, Memória e Patrimônio, proferida pelo Prof. Dr. Jorge Kulemeyer, da Universidade Nacional de La Patagônia Austral, Argentina. Contou com a participação dos alunos e professores do mestrado, dinamizando assim as atividades de internacionalização do PPIFOR. O pesquisador, que fez sua palestra em espanhol, apresentou resultados de uma rica pesquisa, discutindo o surgimento de alguns conceitos como o de gênero, bem como mudanças no contexto histórico. A temática identidade também foi por ele discutida como uma construção permanente, realçando a cultura que constitui os povos americanos, em particular dos povos autóctones.

DRA. BOJANA KOVACEVIC-PETROVIC PROFERE PALESTRA A ALUNOS E EGRESSOS DO PPIFOR

No último dia 5 de junho, os alunos e egressos do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), alunos da graduação, docentes e servidores do campus da Unespar de Paranavaí tiveram a oportunidade em conhecer a pesquisa da Professora Dra. Bojana Kovacevic-Petrovic, docente na Universidade de Novi Sad, na Sérvia, por meio da palestra intitulada ‘Relações Culturais na América Latina’. 
A vinda da Dra. Bojana Kovacevic-Petrovic ao campus de Paranavaí atendeu ao convite da Profa. Dra. Márcia Regina Royer, docente no PPIFOR e representante do Comitê de Internacionalização (COMINT) da Unespar, responsável pelo acompanhamento dos trabalhos relativos à internacionalização e por estabelecer uma relação direta entre o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o campus da UNESPAR/Paranavaí.  
A palestra ministrada pela Dra. Bojana faz parte do processo de internacionalização da formação de mestrandos no PPIFOR. Ela explorou interrelações que se estabelecem entre diferentes culturas, em particular com as transformações geopolíticas ocorridas na região da Sérvia, enquanto processo sócio-histórico e suas relações com a formação da cultura sul-americana e caribenha com imigrantes que chegaram neste continente. 
Os participantes da palestra conheceram costumes alimentares, processo educacional, condições de trabalho de docentes do Ensino Superior na Sérvia, entre outras. Por outro lado, ela encantou-se com Paranavaí e o Brasil, em particular a hospitalidade com que foi recebida no campus, conheceu canavial, provou caldo da cana de açúcar e suco de laranja ali produzidos, conheceu a árvore cujos frutos são seus preferidos: a mangueira, entre outras.
A Doutora Bojana apresentou a Universidade em que trabalha e convidou a comunidade acadêmica da Unespar, campus Paranavaí, a apresentar trabalhos no 58º Congresso Internacional de Americanistas, a ser realizado em Novi Sad (Sérvia), entre 30 de junho e 4 de julho de 2025. 
Essa palestra abre uma série de encontros dessa natureza que serão realizados com os alunos do PPIFOR ao longo do ano de 2024, visando a formação de professores com uma perspectiva transnacional sobre a educação e sociedade.

No último dia 5 de junho, os alunos e egressos do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), alunos da graduação, docentes e servidores do campus da Unespar de Paranavaí tiveram a oportunidade em conhecer a pesquisa da Professora Dra. Bojana Kovacevic-Petrovic, docente na Universidade de Novi Sad, na Sérvia, por meio da palestra intitulada ‘Relações Culturais na América Latina’. A vinda da Dra. Bojana Kovacevic-Petrovic ao campus de Paranavaí atendeu ao convite da Profa. Dra. Márcia Regina Royer, docente no PPIFOR e representante do Comitê de Internacionalização (COMINT) da Unespar, responsável pelo acompanhamento dos trabalhos relativos à internacionalização e por estabelecer uma relação direta entre o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o campus da UNESPAR/Paranavaí. A palestra ministrada pela Dra. Bojana faz parte do processo de internacionalização da formação de mestrandos no PPIFOR. Ela explorou interrelações que se estabelecem entre diferentes culturas, em particular com as transformações geopolíticas ocorridas na região da Sérvia, enquanto processo sócio-histórico e suas relações com a formação da cultura sul-americana e caribenha com imigrantes que chegaram neste continente. Os participantes da palestra conheceram costumes alimentares, processo educacional, condições de trabalho de docentes do Ensino Superior na Sérvia, entre outras. Por outro lado, ela encantou-se com Paranavaí e o Brasil, em particular a hospitalidade com que foi recebida no campus, conheceu canavial, provou caldo da cana de açúcar e suco de laranja ali produzidos, conheceu a árvore cujos frutos são seus preferidos: a mangueira, entre outras. A Doutora Bojana apresentou a Universidade em que trabalha e convidou a comunidade acadêmica da Unespar, campus Paranavaí, a apresentar trabalhos no 58º Congresso Internacional de Americanistas, a ser realizado em Novi Sad (Sérvia), entre 30 de junho e 4 de julho de 2025. Essa palestra abre uma série de encontros dessa natureza que serão realizados com os alunos do PPIFOR ao longo do ano de 2024, visando a formação de professores com uma perspectiva transnacional sobre a educação e sociedade.

I Encontro de Acolhida do PPIFOR

No dia 1º de abril o PPIFOR iniciou as atividades do mestrado para o ano letivo de 2024. Para o evento foram convidados todos os alunos matriculados no Programa, egressos e docentes. Dialogamos sobre a produção da pesquisa, tema que foi brilhantemente abordado pela Profa. Dra. Márcia Cyrino, docente da UEL e coordenadora da área de Ensino da CAPES. Em sua fala, destacou a formação da identidade do professor e o papel da pesquisa em ensino. Outra palestra foi proferida pela Profa. Dra. Jaqueline Dias, da Unespar, abordando sobre a saúde mental e bem estar associado à organização do estudante no processo de escrita da dissertação. 
Este evento foi histórico, pois marcou a expansão do PPIFOR com o periódico FormAção, uma revista que nasceu das necessidades do Programa em ampliar seus horizontes em inter-relação com o conhecimento produzido em outras universidades brasileiras e estrangeiras. O primeiro volume da FormAção tem dez artigos produzidos por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e internacional. No evento, os alunos também conheceram as normas e prazos do Programa para as atividades, especialmente da qualificação, defesa e entrega da versão final da dissertação. 
Ao longo do ano o PPIFOR realizará outras atividades envolvendo todos os alunos,  egressos e comunidade.

No dia 1º de abril o PPIFOR iniciou as atividades do mestrado para o ano letivo de 2024. Para o evento foram convidados todos os alunos matriculados no Programa, egressos e docentes. Dialogamos sobre a produção da pesquisa, tema que foi brilhantemente abordado pela Profa. Dra. Márcia Cyrino, docente da UEL e coordenadora da área de Ensino da CAPES. Em sua fala, destacou a formação da identidade do professor e o papel da pesquisa em ensino. Outra palestra foi proferida pela Profa. Dra. Jaqueline Dias, da Unespar, abordando sobre a saúde mental e bem estar associado à organização do estudante no processo de escrita da dissertação. Este evento foi histórico, pois marcou a expansão do PPIFOR com o periódico FormAção, uma revista que nasceu das necessidades do Programa em ampliar seus horizontes em inter-relação com o conhecimento produzido em outras universidades brasileiras e estrangeiras. O primeiro volume da FormAção tem dez artigos produzidos por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e internacional. No evento, os alunos também conheceram as normas e prazos do Programa para as atividades, especialmente da qualificação, defesa e entrega da versão final da dissertação. Ao longo do ano o PPIFOR realizará outras atividades envolvendo todos os alunos, egressos e comunidade.

Os créditos das imagens são para a mestranda Lucinete Rebouças

PPIFOR- Unespar abre inscrições para Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí. O programa é voltado para profissionais da educação, especialmente docentes da Educação Básica, que buscam aprofundar conhecimentos por meio da pesquisa acadêmica.

O Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí é voltado para você que é licenciado, atua ou deseja atuar na educação, e busca aprofundar conhecimentos por meio da pesquisa acadêmica.

Reportagem feita pelo Jornal Noroeste

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí. O programa é voltado para profissionais da educação, especialmente docentes da Educação Básica, que buscam aprofundar conhecimentos por meio da pesquisa acadêmica. O Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí é voltado para você que é licenciado, atua ou deseja atuar na educação, e busca aprofundar conhecimentos por meio da pesquisa acadêmica.