Você está aqui: Página Inicial > O PROGRAMA > Notícias

Notícias

por ppifor.ensino publicado 28/05/2024 09h27, última modificação 07/06/2024 13h30

Notícias 2024

DRA. BOJANA KOVACEVIC-PETROVIC PROFERE PALESTRA A ALUNOS E EGRESSOS DO PPIFOR

No último dia 5 de junho, os alunos e egressos do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), alunos da graduação, docentes e servidores do campus da Unespar de Paranavaí tiveram a oportunidade em conhecer a pesquisa da Professora Dra. Bojana Kovacevic-Petrovic, docente na Universidade de Novi Sad, na Sérvia, por meio da palestra intitulada ‘Relações Culturais na América Latina’. 
A vinda da Dra. Bojana Kovacevic-Petrovic ao campus de Paranavaí atendeu ao convite da Profa. Dra. Márcia Regina Royer, docente no PPIFOR e representante do Comitê de Internacionalização (COMINT) da Unespar, responsável pelo acompanhamento dos trabalhos relativos à internacionalização e por estabelecer uma relação direta entre o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o campus da UNESPAR/Paranavaí.  
A palestra ministrada pela Dra. Bojana faz parte do processo de internacionalização da formação de mestrandos no PPIFOR. Ela explorou interrelações que se estabelecem entre diferentes culturas, em particular com as transformações geopolíticas ocorridas na região da Sérvia, enquanto processo sócio-histórico e suas relações com a formação da cultura sul-americana e caribenha com imigrantes que chegaram neste continente. 
Os participantes da palestra conheceram costumes alimentares, processo educacional, condições de trabalho de docentes do Ensino Superior na Sérvia, entre outras. Por outro lado, ela encantou-se com Paranavaí e o Brasil, em particular a hospitalidade com que foi recebida no campus, conheceu canavial, provou caldo da cana de açúcar e suco de laranja ali produzidos, conheceu a árvore cujos frutos são seus preferidos: a mangueira, entre outras.
A Doutora Bojana apresentou a Universidade em que trabalha e convidou a comunidade acadêmica da Unespar, campus Paranavaí, a apresentar trabalhos no 58º Congresso Internacional de Americanistas, a ser realizado em Novi Sad (Sérvia), entre 30 de junho e 4 de julho de 2025. 
Essa palestra abre uma série de encontros dessa natureza que serão realizados com os alunos do PPIFOR ao longo do ano de 2024, visando a formação de professores com uma perspectiva transnacional sobre a educação e sociedade.

No último dia 5 de junho, os alunos e egressos do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), alunos da graduação, docentes e servidores do campus da Unespar de Paranavaí tiveram a oportunidade em conhecer a pesquisa da Professora Dra. Bojana Kovacevic-Petrovic, docente na Universidade de Novi Sad, na Sérvia, por meio da palestra intitulada ‘Relações Culturais na América Latina’. A vinda da Dra. Bojana Kovacevic-Petrovic ao campus de Paranavaí atendeu ao convite da Profa. Dra. Márcia Regina Royer, docente no PPIFOR e representante do Comitê de Internacionalização (COMINT) da Unespar, responsável pelo acompanhamento dos trabalhos relativos à internacionalização e por estabelecer uma relação direta entre o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o campus da UNESPAR/Paranavaí. A palestra ministrada pela Dra. Bojana faz parte do processo de internacionalização da formação de mestrandos no PPIFOR. Ela explorou interrelações que se estabelecem entre diferentes culturas, em particular com as transformações geopolíticas ocorridas na região da Sérvia, enquanto processo sócio-histórico e suas relações com a formação da cultura sul-americana e caribenha com imigrantes que chegaram neste continente. Os participantes da palestra conheceram costumes alimentares, processo educacional, condições de trabalho de docentes do Ensino Superior na Sérvia, entre outras. Por outro lado, ela encantou-se com Paranavaí e o Brasil, em particular a hospitalidade com que foi recebida no campus, conheceu canavial, provou caldo da cana de açúcar e suco de laranja ali produzidos, conheceu a árvore cujos frutos são seus preferidos: a mangueira, entre outras. A Doutora Bojana apresentou a Universidade em que trabalha e convidou a comunidade acadêmica da Unespar, campus Paranavaí, a apresentar trabalhos no 58º Congresso Internacional de Americanistas, a ser realizado em Novi Sad (Sérvia), entre 30 de junho e 4 de julho de 2025. Essa palestra abre uma série de encontros dessa natureza que serão realizados com os alunos do PPIFOR ao longo do ano de 2024, visando a formação de professores com uma perspectiva transnacional sobre a educação e sociedade.

I Encontro de Acolhida do PPIFOR

No dia 1º de abril o PPIFOR iniciou as atividades do mestrado para o ano letivo de 2024. Para o evento foram convidados todos os alunos matriculados no Programa, egressos e docentes. Dialogamos sobre a produção da pesquisa, tema que foi brilhantemente abordado pela Profa. Dra. Márcia Cyrino, docente da UEL e coordenadora da área de Ensino da CAPES. Em sua fala, destacou a formação da identidade do professor e o papel da pesquisa em ensino. Outra palestra foi proferida pela Profa. Dra. Jaqueline Dias, da Unespar, abordando sobre a saúde mental e bem estar associado à organização do estudante no processo de escrita da dissertação. 
Este evento foi histórico, pois marcou a expansão do PPIFOR com o periódico FormAção, uma revista que nasceu das necessidades do Programa em ampliar seus horizontes em inter-relação com o conhecimento produzido em outras universidades brasileiras e estrangeiras. O primeiro volume da FormAção tem dez artigos produzidos por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e internacional. No evento, os alunos também conheceram as normas e prazos do Programa para as atividades, especialmente da qualificação, defesa e entrega da versão final da dissertação. 
Ao longo do ano o PPIFOR realizará outras atividades envolvendo todos os alunos,  egressos e comunidade.

No dia 1º de abril o PPIFOR iniciou as atividades do mestrado para o ano letivo de 2024. Para o evento foram convidados todos os alunos matriculados no Programa, egressos e docentes. Dialogamos sobre a produção da pesquisa, tema que foi brilhantemente abordado pela Profa. Dra. Márcia Cyrino, docente da UEL e coordenadora da área de Ensino da CAPES. Em sua fala, destacou a formação da identidade do professor e o papel da pesquisa em ensino. Outra palestra foi proferida pela Profa. Dra. Jaqueline Dias, da Unespar, abordando sobre a saúde mental e bem estar associado à organização do estudante no processo de escrita da dissertação. Este evento foi histórico, pois marcou a expansão do PPIFOR com o periódico FormAção, uma revista que nasceu das necessidades do Programa em ampliar seus horizontes em inter-relação com o conhecimento produzido em outras universidades brasileiras e estrangeiras. O primeiro volume da FormAção tem dez artigos produzidos por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e internacional. No evento, os alunos também conheceram as normas e prazos do Programa para as atividades, especialmente da qualificação, defesa e entrega da versão final da dissertação. Ao longo do ano o PPIFOR realizará outras atividades envolvendo todos os alunos, egressos e comunidade.

Os créditos das imagens são para a mestranda Lucinete Rebouças

PPIFOR- Unespar abre inscrições para Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí. O programa é voltado para profissionais da educação, especialmente docentes da Educação Básica, que buscam aprofundar conhecimentos por meio da pesquisa acadêmica.

O Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí é voltado para você que é licenciado, atua ou deseja atuar na educação, e busca aprofundar conhecimentos por meio da pesquisa acadêmica.

Reportagem feita pelo Jornal Noroeste

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí. O programa é voltado para profissionais da educação, especialmente docentes da Educação Básica, que buscam aprofundar conhecimentos por meio da pesquisa acadêmica. O Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí é voltado para você que é licenciado, atua ou deseja atuar na educação, e busca aprofundar conhecimentos por meio da pesquisa acadêmica.