PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO
Conforme o PDI (2023-2027) a Unespar tem como missão “gerar e difundir o conhecimento científico, artístico, cultural, tecnológico, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, nas diferentes áreas do saber, para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidade humana e da sustentabilidade, em âmbito regional, nacional e internacional” (PDI, 2023-2027). Nessa perspectiva, o Mestrado em Ensino: Formação docente interdisciplinar (PPIFOR) apresenta a missão de “formar professores pesquisadores na área do Ensino, por meio de atividades teórico práticas interdisciplinares com conhecimentos estratégicos para a Educação Básica e o Ensino Superior, em consonância com critérios de excelência acadêmica e com a missão institucional”, associada às demandas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) que foca na “promoção da pesquisa de qualidade dentro da Instituição, com o intuito de atender às demandas científicas, tecnológicas e sociais em âmbito regional e nacional” (PDI, 2023-2027) e tem como missão “articular as atividades no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu, para o cumprimento das normas pertinentes, em consonância com as deliberações do CEPE da UNESPAR”, segundo o plano estratégico da instituição para a pós-graduação stricto sensu (2021).
O PPIFOR é um Programa vinculado a área de avaliação em Ensino, com área de concentração Formação Docente Interdisciplinar. Atende exclusivamente profissionais da educação egressos das licenciaturas e atuantes nos diferentes níveis de ensino, com foco no desenvolvimento socioeducacional, econômico, tecnológico e de inovação regional. O Programa prima por valores de excelência; responsabilidade social; inovação, ética e inserção regional, em consonância com o planejamento estratégico institucional. Entre os temas caros para o PPIFOR estão: atuar para o enfrentamento das desigualdades sociais que impactam a educação reduzindo assimetrias regionais; a formação de professores, as práticas inclusivas, o desenvolvimento regional, a diversidade socioeducativa e as tecnologias aplicadas ao ensino nas diferentes áreas do conhecimento. O Programa tem compromisso social, em particular com a educação pública, nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
O PPIFOR tem como objetivos: I - Qualificar licenciados para atuarem como docentes pesquisadores nos diferentes níveis, modalidades e contextos de ensino, mediante a problematização da prática educativa, pautada na investigação de problemáticas relacionadas ao ensino de forma interdisciplinar. II - Estabelecer relações entre as áreas de conhecimento, por meio dos fundamentos da educação nas bases sócio-histórica, filosófica, política, sociológica, psicológica e tecnológica aplicada às práticas pedagógicas para a Educação Básica e o Ensino Superior. III - Refletir sobre os processos de ensino, aprendizagem e gestão escolar a partir da pesquisa acadêmica em contexto interdisciplinar, sócio-histórico e educacional, propondo estratégias, metodologias, técnicas de ensino e de gestão, com vistas à melhoria do trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Básica e no Ensino Superior. IV - Oportunizar a investigação com o uso de tecnologias e de materiais didáticos diversos nos processos de ensino e de aprendizagem. V - Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa originais a partir de problemáticas do campo do ensino. VI – Contribuir para o desenvolvimento socioeducacional em âmbito regional.
Com 11 anos de existência em 2024, o Programa foi considerado em fase de consolidação na Avaliação Quadrienal da CAPES (2017-2020). São investigadas temáticas adequadas, atuais e de relevância social em sintonia com a Área de Ensino em uma perspectiva transdisciplinar e articulada com a Educação Básica, fortalecendo a produção de conhecimento sobre o ensino, na busca de entendimento e soluções para a realidade educacional brasileira. O Programa possui um processo de autoavaliação em aprimoramento e o manterá em atualização constante. A produção docente está em alinhada com os objetivos do programa e os casos de sucesso de egressos mostram a influência do programa. Contudo, a avaliação apontou ser necessária melhoria na produção ponderada de publicações qualificadas em periódicos de docentes com discentes e egressos. Com essa finalidade, no ano de 2024 foram colocadas em prática duas ações: a) comprovação de submissão de artigo final da dissertação em revista Qualis A, quando da entrega da versão final junto a secretaria do Programa; b) abertura de Edital apoiando financeiramente alunos para apresentar trabalhos fora da instituição.
O Programa adota uma organização curricular flexível, com disciplinas ministradas por professores com formação em diferentes áreas, tendo como horizonte a realização de um trabalho interdisciplinar e colaborativo, pois se entende que as disciplinas tem papel fundamental na formação do pós-graduando para a pesquisa, o trabalho e a vida em sociedade. Nesse sentido, diferentes metodologias são utilizadas para o desenvolvimento das atividades, compreendendo a formação crítica do estudante, bem como o uso de metodologias ativas, com diferentes estratégias pedagógicas que possibilitam o protagonismo e a formação colaborativa.
Quando buscamos pelo lugar de trabalho dos egressos do PPIFOR, esses estão, em grande parte, atuando em escolas de educação básica. O município de Paranavaí tem uma grande concentração de egressos, mas esses estão dispersos em diferentes instituições, especialmente em municípios da região noroeste do Paraná, mas também em outros estados brasileiros. Nos resultados do último IDEB três escolas de Paranavaí se destacaram entre as cinco maiores notas em nível estadual, entre elas a que ficou em primeiro lugar no Ensino Fundamental, anos iniciais. Consideramos que o PPIFOR, por meio da formação no mestrado acadêmico, tem contribuído para que professores tenham melhores condições de desempenho, caminhando com o município nesse processo formativo.
Em termos de alinhamento do Planejamento Estratégico da Unespar para a Pós-Graduação (2021) e do PDI institucional (2023-2027) , o PPIFOR segue em busca contínua para o fortalecimento da formação de professores que exercem o magistério na região noroeste do estado do Paraná. Isso se dá com base numa formação stricto sensu de qualidade, contribuindo de forma efetiva para pesquisas que tenham como objeto o ensino e aprendizagem na Linha 1: Educação, Ensino e formação de professores; e, na Linha 2: Formação de professores, metodologias de ensino e recursos teórico-didáticos nas práticas educativas.