Defesas
Mestrando | Orientador | Dissertação | Local |
Andressa Dos Santos Scalco Ernegas | Prof. Dr. Adão Aparecido Molina | As recomendações da UNESCO e as proposições da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil Banca: Profa. Dra. Vânia de Fátima Souza – UEM Profa. Dra. Marcia Regina Royer – UNESPAR |
|
Antoneli Da Silva Ramos | Prof. Dr. Paulo César Gomes | A evasão da Licenciatura em Matemática na modalidade a distância na perspectiva dos evadidos Banca
|
|
Bianca Fernandes Guimaraes Severo | Profa. Dra. Lucila Akiko Nagashima | Transposição didática no ensino de Biologia: o conceito de Evolução Biológica nos livros didáticos de 1970 – 2010 Banca
|
|
Elaine Maestre Polido De Araujo | Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler | O papel da educação em tempo integral nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da história, legislação educacional e práticas escolares Banca
|
|
Elaine Toná de Oliveira | Profa. Dra. Marcia Regina Royer | A educação ambiental no contexto da BNCC para o ensino médio e os possíveis reflexos da sua aplicação no ambiente escolar Banca
| |
Gisele Rodrigues Durigan | Profa. Dra. Shalimar Calegari Zanatta | A metodologia STEAM como proposta didática na perspectiva da Teoria de Aprendizagem Significativa Banca
|
|
Gustavo Simonetti Alves Pedroso | Prof. Dr. Adão Molina | A história das infâncias nas produções da pós-graduação em História no Brasil de 2007 a 2017 Banca
| |
Janaina Alves De Gois Santos | Profa. Dra. Marcia Regina Royer | Ensino e Aprendizagem de Ciências por meio de projeto para deficientes intelectuais Banca
|
|
Karla Gisleine Ferrari Torres | Profa. Dra. Lucila Akiko Nagashima | Saberes docentes: mapeamento dos estudos sobre a utilização dos discursos de Tardif, Nóvoa e Schön articulados à Formação de Professores no ensino de Química em Teses e Dissertações defendidas no período de 2010 a 2019 Banca
|
|
Larissa Da Silva Ribeiro | Profa. Dra. Fátima Francioli | As dimensões pedagógicas da educação brasileira nos livros didáticos entre os séculos XIX e XX Banca: Prof. Dr. José Claudinei Lombardi – UNICAMP – Campinas Prof. Dr. Renan Bandeirante de Araújo – UNESPAR – Paranavaí Profa. Dra. Rosângela Célia Faustino – UEM |
|
Leticia Ferreira | Profa. Dra. Lucila Akiko Nagashima | Animação, História e Ensino de Ciências: Uma Introdução do Saber Científico na Infância Banca:
|
|
Lizeane Heren Candido Pereira | Elias Canuto Brandao | Criação e fechamento das escolas no campo no município de Paranavaí - PR Banca: Profa. Dra. Jani Alves da Silva Moreira – UEM – Maringá Profa. Dra. Marcia Marlene Stenzler – UNESPAR – Paranavaí Profa. Dra. Maria Simone Jacomini Novak – UNESPAR – Paranavaí |
|
Mariana Ataides E Silva Sperandio | Profa. Dra. Lucila Akiko Nagashima | Formação dos professores e as percepções sobre os saberes docentes nas séries iniciais do ensino fundamental no ensino de ciências Banca: Prof. Dr. Marcelo Carlos de Proença – UEM – Maringá Profa. Dra. Conceição Solange Bution Perin – UNESPAR – Paranavaí |
|
Rodrigo da Silva Carvalho | Profa. Dra. Shalimar Calegari Zanatta | Uma proposta STEAM no contexto da teoria de aprendizagem significativa se Ausubel Banca: Profa. Dra. Hercilia Alves Pereira de Carvalho – UFPR – Campus de Jandaia do Sul Profa. Dra. Marcia Regina Royer – UNESPAR – Paranavaí |
|
Rosana Pimentel De Castro Grespan | Profa. Dra. Isabela Candeloro Campoi | Educar para a diversidade sexual e de gênero: limites e possibilidades da prática docente no Ensino Médio público no município de Rondon/PR Banca: Prof. Dr. Márcio de Oliveira – UFAM – Manaus Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler – UNESPAR – Paranavaí |
|
Silvia Carla Sergio | Profa. Dra. Conceição Solange Bution Perin | O método educativo de Raimundo Lúlio em Félix o livro das maravilhas: contribuições da literatura para a formação humana Banca: Profa. Dra. Terezinha Oliveira – UEM – Maringá Prof. Dr. Ricardo Tadeu Caires Silva – UNESPAR – Paranavaí |
|
Talita Gabriela Alda Biscola | Profa. Dra. Conceicao Solange Bution Perin | A Geografia de Dona Benta enquanto recurso didático no ensino da atualidade: limites e possibilidades Prof. Dr. Claudinei Magno Magre Mendes (coorientador) – UNESP – Assis Profa. Dra. Rosa Elisabete Militz W. Martins – UDESC – Florianópolis Prof. Dr. Adão Aparecido Molina – UNESPAR – Paranavaí |
|
Tatiana Viaes Thome | Profa. Dra. Fátima Francioli | A Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual: a escrita da criança no início do processo de escolarização Banca: Profa. Dra. Maria Angélica Olivo Francisco Lucas – UEM – Maringá Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler – UNESPAR – Paranavaí |
|
Thais Regina Ravazi de Souza | Profa. Dra. Meire Aparecida Lode Nunes | As sibilas de Michelangelo: um estudo do conhecimento renascentista por meio de imagens Banca: Profa. Dra. Terezinha Oliveira – UEM – Maringá Prof. Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes – UNESPAR – Paranavaí |
|
Thiago Augusto Dos Santos | Prof. Dr. Ricardo Tadeu Caires Silva | História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no ensino paranaense: análise das produções PDE de História (2007-2016) Banca: Prof. Dr. Delton Aparecido Felipe – UEM Profa. Dra. Conceição Solange Bution Perin – Unespar |
|
Qualificações
Mestrando | Orientador | Dissertação | Local |
Alini Gontijo da Silva | Fátima Aparecida De Souza Francioli | O desenvolvimento da linguagem oral e escrita no aluno com deficiência intelectual: um olhar sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural Banca: Profa. Dra. Sonia Mari Shima Barroco – UEM – Maringá Profa. Dra. Carla Salati Almeida Ghirello Pires – UESB – Vitória da Conquista |
|
Andressa Dos Santos Scalco Ernegas | Prof. Dr. Adão Aparecido Molina | As recomendações da UNESCO e as proposições da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil Banca
| |
Antoneli Da Silva Ramos | Prof. Dr. Paulo César Gomes | A evasão da Licenciatura em Matemática na modalidade a distância na perspectiva dos evadidos Banca
|
|
Bianca Fernandes Guimaraes Severo | Profa. Dra. Lucila Akiko Nagashima | Transposição didática no ensino de Biologia: o conceito de Evolução Biológica nos livros didáticos de 1970 – 2010 Banca
|
|
Daniel Buniotti | Prof. Dr. Paulo Cesar Gomes | Diretores, Vice-Diretores de Escola e o Ensino em Tempos de Isolamento Social: Conflitos, Tensões e Perspectivas Banca: Profa. Dra. Conceição Solange Bution Perin – UNESPAR - Paranavaí Profa. Dra. Maria José Ferreira Ruiz – UEL - Londrina |
|
Debora Buss Steinheuser | Profa. Dra. Fátima Aparecida De Souza Francioli | A atividade do desenho na idade pré-escolar: contribuições da Teoria Histórico-Cultural Banca: Profa. Dra. Marta Sueli de Faria Sforni – UEM - Maringá Prof. Dr. Adão Aparecido Molina – UNESPAR– Paranavaí |
|
Elaine Maestre Polido De Araujo | Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler | O papel da educação em tempo integral nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da história, legislação educacional e práticas escolares Banca
|
|
Elaine Toná de Oliveira | Profa. Dra. Marcia Regina Royer | A educação ambiental no contexto da BNCC para o ensino médio e os possíveis reflexos da sua aplicação no ambiente escolar Banca
| |
Gisele Rodrigues Durigan | Profa. Dra. Shalimar Calegari Zanatta | A metodologia STEAM como proposta didática na perspectiva da Teoria de Aprendizagem Significativa Banca
|
|
Gustavo Simonetti Alves Pedroso | Prof. Dr. Adão Aparecido Molina | A história das infâncias nas produções da pós-graduação em História no Brasil de 2007 a 2017 Banca
| |
Igor Mateus Batista | Prof. Dr. Renan Bandeirante de Araújo | Juventudes: Condição Juvenil Contemporânea e Implicações da Formação por Competências da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio Banca: Prof. Dr. Sérgio César da Fonseca – USP – Ribeirão Preto Prof. Dr.Sezinando Luiz de Menezes – UEM – Maringá Profa. Dra. Neide de Almeida Lança Galvão Favaro– UNESPAR |
|
Janaina Alves De Gois Santos | Profa. Dra. Marcia Regina Royer | Ensino e Aprendizagem de Ciências por meio de projeto para deficientes intelectuais Banca
|
|
Karla Gisleine Ferrari Torres | Profa. Dra. Lucila Akiko Nagashima | Saberes docentes: mapeamento dos estudos sobre a utilização dos discursos de Tardif, Nóvoa e Schön articulados à Formação de Professores no ensino de Química em Teses e Dissertações defendidas no período de 2010 a 2019 Banca
|
|
Larissa Da Silva Ribeiro | Profa. Dra. Fátima Francioli | História da Educação, Ensino e Livro Didático no Brasil Banca
|
|
Leticia Ferreira | Profa. Dra. Lucila Akiko Nagashima | Animação, História e Ensino de Ciências: Uma Introdução do Saber Científico na Infância Banca:
|
|
Lizeane Heren Candido Pereira | Prof. Dr. Elias Canuto Brandao | Criação e fechamento das escolas no campo no município de Paranavaí - PR Banca: Profa. Dra. Jani Alves da Silva Moreira – UEM – Maringá Profa. Dra. Marcia Marlene Stenzler – UNESPAR – Paranavaí Profa. Dra. Maria Simone Jacomini Novak – UNESPAR – Paranavaí |
|
Lucas Henrique Barbosa Alves | Prof. Dr. Fabio Alexandre Borges | O (FUTURO) PROFESSOR PEDAGOGO INCLUSIVO: UM OLHAR PARA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS PARANAENSES DE FORMAÇÃO INICIAL Banca: Profa. Dra. Tânia dos Santos Alvarez da Silva – UEM Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler – UNESPAR Profa. Dra. Fabiane Freire França – UNESPAR Profa. Dra. Márcia Regina Royer – UNESPAR |
|
Luiz Felipe Marques | Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler | O Pibid, a lei nº 10.639/2003 e o papel do supervisor: Reflexões a partir do subprojeto Pibid de história da Unespar, Campus de Paranavaí Banca: Prof. Dr. Delton Aparecido Felipe – UEM - Maringá Profa. Dra. Eulália Maria A. de Moraes – UNESPAR |
|
Mariana Ataides E Silva Sperandio | Profa. Dra. Lucila Akiko Nagashima | A compreensão de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os saberes docentes no ensino de Ciências Banca: Prof. Dr. Marcelo Carlos de Proença – UEM – Maringá Profa. Dra. Conceição Solange Bution Perin – UNESPAR – Paranavaí |
|
Paulo Sergio Souza Bulgareli | Profa. Dra. Conceição Solange Bution Perin | O ROMANCE DE CAVALARIA TRISTÃO E ISOLDA: O AMOR COMO VIRTUDE OU FRAQUEZA Banca: Prof. Dr. Claudinei Magno Magre Mendes – UNESP Prof. Dr. Paulo Cesar Gomes – UNESP | |
Renato Paulo | Prof. Dr. Renan Bandeirante De Araujo | Educação de jovens e adultos e Base Nacional Comum Curricular: a educação na era da infâmia do capital Banca: Profa. Dra. Maria Terezinha Bellanda Galuch – UEM - Maringá Prof. Dr. Adão Aparecido Molina – UNESPAR - Paranavaí |
|
Rodrigo da Silva Carvalho | Profa. Dra. Shalimar Calegari Zanatta | Uma proposta STEAM no contexto da teoria de aprendizagem significativa se Ausubel Banca: Profa. Dra. Hercilia Alves Pereira de Carvalho – UFPR – Campus de Jandaia do Sul Profa. Dra. Marcia Regina Royer – UNESPAR – Paranavaí |
|
Rosana Pimentel De Castro Grespan | Profa. Dra. Isabela Candeloro Campoi | Educar para a diversidade sexual e de gênero: limites e possibilidades da prática docente no Ensino Médio público no município de Rondon/PR Banca: Prof. Dr. Márcio de Oliveira – UFAM – Manaus Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler – UNESPAR – Paranavaí |
|
Silvia Carla Sergio | Profa. Dra. Conceição Solange Bution Perin | Contribuições da Literatura para Formação Humana: Uma análise da obra Félix - O livro das Maravilhas, de Raimundo Lúlio (1232- 1316) Banca: Profa. Dra. Terezinha Oliveira – UEM – Maringá Prof. Dr. Ricardo Tadeu Caires Silva – UNESPAR – Paranavaí |
|
Talita Gabriela Alda Biscola | Profa. Dra. Conceicao Solange Bution Perin | A Geografia de Dona Benta enquanto recurso didático no ensino da atualidade: limites e possibilidades Prof. Dr. Claudinei Magno Magre Mendes (coorientador) – UNESP – Assis Profa. Dra. Rosa Elisabete Militz W. Martins – UDESC – Florianópolis Prof. Dr. Adão Aparecido Molina – UNESPAR – Paranavaí |
|
Tatiane Graciele Caetano | Profa. Dra. Conceição Solange Bution Perin | Um Estudo sobre a formação do cavaleiro na França do século XII embasado na obra perceval ou o conto do Graal de Chrétirn de Troyes (1135-1183) Banca: Profa. Dra. Terezinha Oliveira – UEM Prof. Dr. Ricardo Tadeu Caires Silva – UNESPAR |
|
Tatiana Viaes Thome | Profa. Dra. Fátima Francioli | A Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual: a escrita da criança no início do processo de escolarização Banca: Profa. Dra. Maria Angélica Olivo Francisco Lucas – UEM – Maringá Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler – UNESPAR – Paranavaí |
|
Thais Regina Ravazi de Souza | Profa. Dra. Meire Aparecida Lode Nunes | As sibilas de Michelangelo: um estudo do conhecimento renascentista por meio de imagens Banca: Profa. Dra. Terezinha Oliveira – UEM – Maringá Prof. Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes – UNESPAR – Paranavaí |
|
Thiago Augusto Dos Santos | Prof. Dr. Ricardo Tadeu Caires Silva | História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no ensino paranaense: análise das produções PDE de História (2007-2016) Banca: Prof. Dr. Delton Aparecido Felipe – UEM Profa. Dra. Conceição Solange Bution Perin – Unespar |
|
Vanessa Silvestre Lima | Profa. Dra. Meire Aparecida Lode Nunes | Dança e Educação: Um estudo sobre a formação de professores de Educação Física Banca: Profa. Dra. Vânia de Fatima Matias – UEM Profa. Dra. Maria Simone Jacomini Novak – UNESPAR |